Comitê promove curso de Teste de Bombeamento

Curso – Testes de bombeamento para caracterização hidrogeológica do Aquífero Bauru nas UGRHIs 20 e 21

O curso, iniciativa do CBH-AP e fruto do projeto FEHIDRO intitulado “Caracterização hidrogeológica do Aquífero Bauru como principal fonte de abastecimento nas UGRHIs 20 e 21”, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto na cidade de Garça e será ministrado pelo Professor Doutor Flávio de Paula e Silva.

Auditório do SAAE de Garça
Rua Alfredo Souza Castro, 210, Garça
14 3471-0020

Público Alvo: Técnicos de Prefeitura, Engenheiros, Geólogos e outros técnicos ligados a área.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER A FICHA E REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

 

Contextualização:

As águas subterrâneas constituem uma importante fração das águas disponíveis na Terra e o seu aproveitamento data de tempos antigos, tendo evolução deste uso acompanhado a própria evolução da humanidade.
Do total da reserva de água doce existente, quase 80% consistem em água subterrânea, parte da qual não está disponível ou não é utilizável por encontrar-se a grandes profundidades.

Assim, as águas subterrâneas constituem importante fonte de abastecimento de água em todo o mundo, tendo-se verificado um aumento no aproveitamento desses recursos e, como consequência, tem ocorrido expressivo incremento nos conhecimentos científicos, tecnológicos e legais na área da hidrogeologia, comparativamente maior que em qualquer outra área da hidrologia, mas a divulgação destes conhecimentos não se processa na velocidade necessária para que os técnicos realizem uma gestão adequada das águas. Muito há ainda para se divulgar.

Por exemplo, na região das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe a principal fonte de abastecimento de água é o Sistema Aquífero Bauru (SAB). O motivo para isto é que os cursos de água principais estão longe da concentração das demandas e os tributários destes Rios são pequenos afluentes, cujas vazões disponíveis são baixas.
A grande explotação de águas deste aquífero tem se dado de forma caótica, principalmente por não se conhecer o comportamento das águas neste Sistema Aquífero. Para que se obtenha este conhecimento, dois são os fatores a serem conhecidos. Primeiro o comportamento espacial e textural das Formações que o compõe. Parte da definição deste comportamento foi realizado com o projeto: “Caracterização hidrogeológica do Aquífero Bauru como principal fonte de abastecimento nas UGRHIs 20 e 21”, financiado pelo FEHIDRO.

Outra carência para esta gestão é a realização adequada de testes de bombeamento em poços perfurados neste Sistema Aquífero, que definem, com acuidade, seus parâmetros hidrodinâmicos. Para auxiliar os técnicos que trabalham com a gestão deste Sistema Aquífero foi proposto o curso “Testes de bombeamento para caracterização hidrogeológica do Aquífero Bauru nas UGRHIs 20 e 21”.

Outras informações, no DAEE, pelo telefone 14 3417-1017 com Emílio.